Ciência,
Por: 19 de julho de 2014

Eletrodos podem ligar e desligar sua consciência

 

Pesquisadores da Universidade George Washington, nos EUA, descobriram qual é a região cerebral que funciona como um “botão de liga/desliga” da consciência humana.

 

Desligamento de um eletrodo (círculo vermelho) usado para estimular a parte do cérebro próximo ao claustrum de uma mulher epilética (destacado em amarelo). Quando o eletrodo foi ligado, ela pareceu perder a consciência.

 

Segundo a publicação, a descoberta do “botão” ocorreu durante um estudo em que os cientistas estavam tentando encontrar qual a área específica no cérebro de uma paciente responsável por desencadear convulsões.

Com um estímulo a partir de um único eletrodo no cérebro, os médicos foram capazes de acabar com a consciência da paciente. Assim que o eletrodo foi ligado, ela permaneceu acordada e sem consciência. Quando o eletrodo foi desligado, ela voltou ao normal porém não se lembrava de nada da experiência.

De acordo com a equipe, quando descobrirmos como a consciência é criada e quais são as áreas do cérebro responsáveis por ela, também será possível responder à pergunta de quem possui consciência — cães e gatos, fetos, robôs — e quem não possui. Além disso, quem sabe a descoberta não permita um dia que os seres humanos possam se livrar da penosa insônia com o acionar de um simples “botão”?

Fonte: Newscientist

Compartilhe:

O Autor

Arthur

Arthur

Discípulo de Java, sonysta, caixista, nintendista, pcsista e viciado em tecnologia.